Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Reclamante ausente em audiência PAGA custas?

Se o reclamante se ausenta em audiência, paga novamente custas para propor nova reclamação trabalhista?

Publicado por FR ADVOCACIA
há 5 anos

A resposta é SIM. Conforme art. 844 da CLT quando o reclamante não comparece em audiência, o processo é arquivado, ou seja, extinto sem resolução do mérito e ele tem que recolher custas para propor novamente a mesma reclamação trabalhista (lembrando que é para a mesma Vara do trabalho.)

Agora, e se ele é beneficiária da justiça gratuita?

A reforma trabalhista foi um pouco dura com os beneficiários da justiça gratuita, é bem verdade, que os beneficiários da justiça gratuita, continuam isentos do recolhimento de custas processuais. Porém a reforma trouxe uma exceção, se o reclamante não comparecer em audiência, ele pode justificar a sua ausência no prazo de 15 dias , apresentar um motivo legalmente justificável para sua ausência, e assim, propor novamente a reclamação, sem o recolhimento das custas.

Se não compareceu em audiência porque, (Ficou sem gasolina, acordou tarde, perdeu o ônibus, perdeu o horário) sem um motivo legalmente justificável, ele terá que recolher as custas processuais para propor uma nova reclamação trabalhista, Sim, ele beneficiário da Justiça Gratuita.

ATENÇÃO - Esse artº 844, parágrafo II e III, no que diz respeito ao beneficiário da justiça gratuita, é objeto da ADI 5677, cujo julgamento já iniciou mas ainda não foi concluído, assim que concluído teremos novidades

  • Publicações2
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações552
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reclamante-ausente-em-audiencia-paga-custas/668083564

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 continuar lendo